sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Registrado nº1: o dia em que uma tempestade frustrou a programação da Globo Nordeste




Globo NE teve sua transmissão prejudicada por conta de um raio. | Globo Nordeste


Olá leitores e internautas. Este é o Registrado, o mais novo quadro do Jovem Jornalista. Ele será um resgate dos acontecimentos da TV brasileira com mais calma e sobriedade sobre um único assunto, o que se difere do Eu vi, onde se registra diversos detalhes da telinha. A todos vocês, agradeço pelo prestígio e atenção.

Agora, seguimos ao texto.


RECIFE, PERNAMBUCO, BRASIL – 29 de dezembro de 2015: esta grande cidade do Nordeste é atingida por raios e trovões que atormentaram os moradores. A TV Jornal, afiliada do SBT no estado, divulgou o dia seguinte deste acontecimento:







“Na madrugada desta terça-feira (29), muitos moradores do Grande Recife se assustaram com raios e trovões. A causa, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), é a maior concentração de precipitação nas nuvens. As chuvas são formadas a partir de um sistema chamado vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), que é quando há uma alteração do campo do vento na alta atmosfera.”


Este fenômeno meteorológico merece destaque por conta de que um raio atingiu os transmissores da TV Globo Nordeste por volta das 3h20 da manhã, impossibilitando a emissora a levar ao ar o Bom Dia Pernambuco. Este vídeo registrou todo o processo dos altos e baixos da Globo Nordeste:






O que foi feito para restabelecer o sinal

A Globo de Recife não conseguiu transmitir o seu noticiário da manhã. Tentou-se retransmitir o sinal de outras emissoras Globo no Nordeste sem sucesso. A solução encontrada foi repetir o sinal da TV Centro América – Cuiabá, Mato Grosso – porque esta emissora é o backup da Rede Fuso - explicado por Pedro Blanche neste texto.

Ao menos foi possível transmitir a publicidade local. Ainda no período da manhã a Globo Nordeste conseguiu colocar sua programação sob controle em tempo para levar ao ar o seu noticiário vespertino, o NETV 1ª edição. Com a palavra, o jornalista Márcio Bonfim:







Mesmo assim, a Globo Nordeste precisou sair do ar na madrugada do dia 31 de dezembro de 2015, após o Jornal da Globo. Renata Lo Prete gravou o encerramento do telejornal apenas para os telespectadores da emissora explicando o motivo. Veja:






P.S.: a sede da TV Globo Nordeste fica em Olinda, mas a cidade de concessão em Recife.


Sobre o sinal da Globo Nordeste


O Brasil com seus fusos horários durante o Horário de Verão. | Ilustração: Layon Yonaller


A interrupção da programação foi fundamental para garantir as transmissões do réveillon 2015/2016. Para quem não sabe, a Globo Nordeste tem o papel fundamental de transmitir o sinal diferenciado da Rede Globo para os estados que estão uma hora a menos (UTC-3h) do Horário de Brasília (UTC-2h).

Então, para quem assiste a Globo nos estados do Nordeste, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins na verdade vê o sinal da Globo de Recife. A emissora também transmite a versão local do Show da Virada mostrando a queima de fogos nas cidades nordestinas. Veja a virada de 2014/2015.


A repercussão

As redes sociais não deixaram passar em branco este episódio. A versão eletrônica da Folha de S. Paulo (F5) exibiu os tweets dos usuários comentando a exibição do Bom Dia Mato Grosso na Globo Nordeste. O Jornal Opção de Goiás também repercutiu a reação dos internautas que colocaram o BDMT em evidência nos assuntos mais comentados do Twitter.

O site Na Telinha publicou os pormenores que norteou o episódio do raio, com grifos meus:

“Além disso, a sede da Globo Nordeste está sem energia, conforme informado pela própria Meiry em seu Twitter e também no "Bom Dia Brasil", apresentado nesta terça por Ana Luiza Guimarães e Chico Pinheiro. Todos os funcionários esperaram a solução do caso na sede da emissora, onde técnicos trabalharam para restabelecer o pleno funcionamento do canal global.
Em comunicado enviado para a imprensa, a Globo Nordeste confirmou que restabeleceu os trabalhos por volta das 10 da manhã, mas que técnicos ainda trabalham para que tudo volte a funcionar de forma total. Além disso, o "NETV - 1ª Edição" será exibido a partir do meio dia, mesmo tendo pouco tempo para sua preparação.”


Em nota, a Globo falou que o incidente implicou também no andamento do site G1 Pernambuco. O sinal da TV Centro América garantiu que a região metropolitana de Recife não ficasse sem a cobertura da Rede Globo. Depois disso, as transmissões da Globo Nordeste voltaram ao normal e garantiu a continuidade da programação.

Resgatado, Publicado e REGISTRADO! J-J














Por: Layon Yonaller, especialmente para o Jovem Jornalista

6 comentários :

  1. Eu morro de medo de raios :)
    Adorei a publicação.

    Beijos,
    Juliana.
    Fabulônica
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Muito obrigado, Juliana! Beijos para você também, Feliz 2017 e compartilhe este texto!

      Excluir
  2. Nossa, bad acontecer isso né?

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Carla, isso foi há um ano e dois dias. Por isso este momento merece ser registrado. Obrigado por ler e compartilhe!

      Excluir
  3. Olá!
    que tenso...
    Ano passado estivemos em estado de emergência devido as fortes chuvas...
    muitos moradores ficaram isolados devido a inundação...muitas telhas quebradas por causa da chuva de granizo...
    quando leio algo sobre essas situações me apavoro....
    espero que todos estejam bem!

    Feliz Ano Novo!!!!!
    beijos!!!

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Obrigado por comentar. Beijos para você também e feliz 2017.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design