domingo, 18 de dezembro de 2016

Eu vi #09: Fim do sinal analógico; falso “ao vivo” na GloboNews; SBT corrige vinhetas de telejornais; filme e programação que não batem na Globo; RecordTV com novo nome, marca e estilo; Band adere a tela HD; e “imagem errada” aparece no Jornal Nacional




Um período marcado por mudanças na tela da televisão.


Este é o último Eu vi deste ano. Aqui estão os detalhes da televisão que não me escaparam o olho nesta jornada final.

Hoje (18 de dezembro) é um dia após as emissoras de televisão do Distrito Federal e Entorno do estado de Goiás divulgarem a “cartela informativa” que informa o desligamento do sinal analógico e medidas a serem feitas para assistir a mesma programação na TV digital.

O ano de 2017 será crucial para a transição dos sinais de televisão, porque em 29 de março a cidade de São Paulo será a próxima a ter o switch-off analógico. As cidades de Goiânia, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e Vitória terão apenas sinal de TV digital. O mesmo destino terá Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos, Vale do Paraíba (SP) e as regiões de Sobral e Juazeiro do Norte (CE).

Se você mora nestas cidades ou lugares próximos a estes citados, prepare-se para aderir ao sinal HDTV porque o sinal analógico de televisão será extinto no Brasil até 2023.


Brasília e região desliga sinal analógico... Definitivamente!


Cartela informativa sobre o desligamento da TV analógica. | Ilustração: Layon Yonaller



Em meu último texto falei que o switch-off analógico seria de forma gradual. E assim foi a partir do dia 26 de outubro de 2016. Emissoras como a TV Senado, por exemplo, desligaram seu sinal rigorosamente no dia marcado. Assista:






Porém, com a prorrogação para o outro mês, outras redes deram adeus ao sinal analógico. Aos poucos, foram desligados os canais repetidores na modalidade UHF (dos canais 14 ao 69) e manteve-se apenas o sinal VHF. A TV Brasil (emissora da Empresa Brasil de Comunicação - EBC), por exemplo, encerrou suas transmissões no canal 2 VHF após a exibição do filme Eles não usam Black-tie na madrugada de 12 de novembro de 2016Confira:






Por fim, no dia 17 de novembro de 2016, Globo, Band, Record, SBT, TV Anhanguera Luziânia e demais canais desligaram seus sinais analógicos às 23h59. Confira como algumas emissoras deram fim às transmissões:


TV GLOBO – CANAL 10






SBT – CANAL 12






TV RECORD – CANAL 8





Além do vídeo da TV Globo Brasília, eu gravei como estava os outros canais analógicos depois do prazo final da Anatel. Veja como ficou a TV antes e depois de ter o sinal digital de televisão:











Área de abrangência – Além de Brasília (DF), as cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás (GO) tiveram definitivamente o encerramento das transmissões analógicas de televisão. Veja no mapa:


Cidades onde a TV analógica foi desligada. | Ilustração: Layon Yonaller



Com o switch-off da TV analógica, há a promessa de melhoria do sinal digital e expansão do sinal de internet.


Falso “ao vivo” da GloboNews


Percebeu a diferença sutil nestas duas imagens? | GloboNews


Às 03h29 do dia 25 de outubro de 2016 eu percebi que na reapresentação do Jornal das 10, da GloboNews foi mantido o selo AO VIVO apesar de não estar. Se olhar no canto superior esquerdo e no inferior direito verá esta discrepância. Você pode ver o vídeo original aqui.


Mapa dos telejornais locais do SBT em Brasília corrigido


Antes e depois. I SBT



No dia 07 de setembro de 2016 eu vi que as vinhetas dos telejornais SBT Brasília e Jornal SBT Brasília exibiam o mapa do Distrito Federal de cabeça para baixo. As aberturas eram assim:










Até o colunista Flávio Ricco, do UOL deu nota a respeito no dia 18 de outubro de 2016. Um mês e quinze dias depois o SBT corrigiu o erro em suas vinhetas. Assista:










Além das correções, o SBT trocou a cor das letras de seus telejornais locais do período da tarde.


Tela e programação da Globo: não faz sentido


No site da emissora anuncia um filme, na tela da TV exibe outro. | Rede Globo



Às 04h53 do dia 13 de novembro de 2016 eu assisti a TV Globo para ver o filme Sintonia de amor (original: Sleepless in Seattle) com Tom Hanks e Meg Ryan na sessão de filmes Corujão. Estava programado no site da emissora, mas não foi ao ar.

Não estava passando este filme, estava no ar DE NOVO o filme Homens brancos não sabem enterrar (original: White men can’t jump). Aliás, este filme com Wesley Snipes foi exibido antes, em 13 de maio de 2016 e foi tema do quadro Eu vi neste blog.


Nova marca e nome da emissora de Edir Macedo


A Rede Record agora é RecordTV. | RecordTV



No dia 23 de novembro de 2016, a rede de televisão mais antiga em atividade do Brasil mudou sua identidade visual em todos os sentidos: seu nome, Gerador de Caracteres (GCs), tipografia e a posição da marca d’água. A emissora que conhecíamos como Rede Record agora é RecordTV. Veja a diferença entre as marcas de 2012 e 2016:










O fato foi anunciado no começo do Jornal da Record. Segundo os criadores da marca, o novo símbolo da emissora representa a capacidade de inovação da RecordTV. As cores azul, verde e vermelha – que acompanhava as marcas da rede desde 1990 – foram abolidas. O globo terrestre, onde exibia a América do Sul desde 2002, idem. Veja:






A RecordTV mudou seu GCs, a posição de marca d’água, canopla do microfone e tipografia. A emissora abandonou de vez o antigo formato da área de segurança (ou safe area 4:3) para o de alta definição (widescreen 16:9). Confira as diferenças:


O visual da RecordTV mudou em todos os sentidos. | RecordTV



Uma curiosidade – No dia 03 de dezembro de 2016, a RecordTV aderiu a cor verde em sua marca durante a transmissão do funeral da Chapecoense. Um provável ensaio em inserir temas e cores para ocasiões especiais? Quem sabe.

Band adere ao formato 16:9 e muda posição da marca d’água


O canto da marca d’água da Band agora é este aí. | Band


Depois da mudança da RecordTV, no dia 12 de dezembro de 2016 a Band foi a última grande rede de televisão a mudar seu display e adotar o formato 16:9 (widescreen). Alguns de seus GCs foram reposicionados ao novo formato. A Band – a primeira rede de televisão a adotar uma marca d’água – resolveu que o seu símbolo transparente ficará em definitivo no canto superior direito da tela da TV.


Antes e depois: o visual da Band durante o Café com Jornal. | Band


Assim ficou o visual da rede que em 2017 fará 50 anos. Confira:


Tela da Band em sua programação com novo formato. | Band


A posição da marca d’água da Band fica no mesmo canto de seus canais de TV por assinatura: o BandNews TV e o BandSports. Observe:


Emissoras de TV do Grupo Bandeirantes com suas marcas no mesmo canto. | BandSports, BandNews TV e Band



E para encerrar: imagem por engano na tela da Globo


Este não é o Rodrigo maia! | Rede Globo


Antes de fechar esta edição do Eu vi assisti o Jornal Nacional no dia 15 de dezembro de 2016. Enquanto via uma matéria de política, a tela da Globo se apagou e, no meio da transmissão, apareceu do nada o repórter Edivaldo Dondossola lá de Chapecó, Santa Catarina, se preparando para entrar ao vivo no JN. Assista o flagrante:






A matéria original foi alterada para o Globo Play. Para conferir a diferença, acesse este link.



Agora sim, está tudo certo! | Rede Globo



O último Eu vi de 2016 e novidades

Este é o último Eu vi deste ano. É por isso que este texto ficou grandinho demais, para encerrar este quadro com a excelência que você merece ler. Quem sabe (se Deus quiser) voltarei ano que vem para exibir outras curiosidades da nossa televisão brasileira.

Agradeço a todos pela leitura e interação com meus textos. Isso me deixa feliz em compartilhar o que mais gosto. Foi muito bom também saber que existem pessoas que gostam destes detalhes da TV que faço questão de resgatar e trazer a público.

Aqui no Jovem Jornalista farei um novo quadro a respeito da TV. Como será? Qual é o nome?

"AGUARDEEMMM!", Sílvio Santos. J-J















Por: Layon Yonaller, colaborador especial do Jovem Jornalista

10 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Nossa, eu não tinha reparado em algumas dessas coisas... pra falar a verdade na maioria hahahaha
    Esse lance do desligamento do sinal analógico vai dar confusão... Na vdd eu acho que vai, estou prevendo HAHAHAH
    Adorei o post!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=lv_WF2LgIF0&t=1s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Boa noite, Ana. Obrigado por comentar! As condições econômicas do Brasil (desconsiderando os que têm direito de ter o aparelho conversor de graça) podem determinar o tamanho desta potencial 'confusão'. As cidades de Rio Verde e Brasília são as referências de como São Paulo vai fazer a transição do sinal de TV.

      Excluir
  2. Oie,
    nossa como não assisto tanta tv, acho que não reparei em nenhum deles huahauhaua

    Curti bastante o post

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    3 livros por 20 reais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Obrigado por comentar aqui, Vanessa. Compartilhe!

      Excluir
  3. Bem interessante as informações apresentadas no post:)
    Aguardando as novidades para o ano que vem.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Boa tarde, Rafa! Teremos novidades sim em 2017. Volte sempre.

      Excluir
  4. Foram muitas mudanças. Vi a troca da logo da Record, ficou bacana.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Obrigado por comentar, Samara. Volte sempre e compartilhe este texto.

      Excluir
  5. Você não perde nada, hein Layon? Sempre SUPER bem informado sobre o universo da TV!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Obrigado, Camila! Gosto muito de televisão. Valeu por prestigiar o meu trabalho. Volte sempre!

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design