sábado, 31 de outubro de 2009

Para que serve o Twitter?



Há tempo queria escrever sobre o Twitter, e principalmente de sua função. Há tempo, também, lancei uma enquete aqui no blog, com a pergunta: “A vocês twitters é importante que os outros saibam da sua vida pessoal e o que estão fazendo?”.
O resultado para mim foi surpreendente: das seis pessoas que votaram, seis disseram que NÃO! Daí fiquei me perguntando: Se essas pessoas não acham importante, será que elas nunca falaram o que estavam fazendo em algum momento?!
Cheguei a conclusão que essas pessoas já falaram da vida pessoal no Twitter, mas não fazem disso algo de suma importância para a ferramenta. É aqui que eu quero chegar: o Twitter possui diversas funções.

Fiz uma pesquisa na internet e descobri que “O twitter é uma comunidade de amigos e pessoas desconhecidas que mandam updates do que estão fazendo no momento”, mas é claro que não é só isso, né leitor?
Na verdade, eu creio que a função, se não a única, mas a principal, é informar. E aqui informar da morte da gata, como eu já fiz, de um produto de beleza que se acha interessante, de uma programação que viu, do papagaio que falou, e por aí vai.
Mas como eu disse existem outras funções além de informar, e quais são elas?
Você pode ter maior interação com aquele artista que você tanto gosta, assim como ler notícias quentinhas, eu faço como jornalista, além de interagir com os outros. Sem esquecer que tudo em 140 crt!
Falando em 140 crt, me lembrei de um vídeo, que vi a pouco tempo, que ilustra essa interação no Twitter.
E pensando em 140 crt é possível analisar outra função da ferramenta: a de contar boas histórias em poucas frases.
O que eu mais achei interessante no vídeo, foi a possibilidade de conversar em 140 crt. Perguntaria a você: "Na sua vida real conseguiria falar em 140 crt?" Eu não sei se conseguiria.
Que tal damos uma paradinha nessa análise de funções do Twitter e vermos o vídeo que eu citei acima?


Alguns sites dizem que o “Twitter não possui uso claro e definido”. A fonte de pesquisa ainda diz que para ficar mais interessante esse uso é legal seguir seus amigos. E a partir do momento que se segue é possível receber suas mensagens. Não me trouxe muita novidade essa ideia.
Uma das facilidades do Twitter é a possibilidade do novo jornalismo. Qualquer pessoa pode cobrir um evento, e de maneira simultânea e real, postar como está sendo o evento.
Aconteceu muito disso na morte do Mickael Jackson que as pessoas, até mesmo não-jornalistas, aproveitaram estar próximo do hospital, onde o astro estava, para narrar (em 140 crt, não esqueçam disso!) o fato. Eu, por exemplo, tive a oportunidade de participar dessa “ondinha jornalística”. Pude cobrir o Tributo a MJ e postar no twitter os melhores momentos.
Na minha busca por conceitos e funções do Twitter, descobri que essa ferramenta, que eu tanto amo, pode ser acoplada a outras!
Imagine você digitar uma mensagem em seu celular e ela ir direto para o Twitter? Eu achei uma ótima novidade, pois isso permitirá o envio de texto de qualquer lugar, pois celular é fácil de usar, pode levar para qualquer lugar e você sempre estará ligadinho em seu micro-blog.
Imagine você estar conversando no MSN e sua mensagem ser integrada?
Nesse meu passeio intelectual, descobri outras coisinhas. Se você é curioso ou exibicionista, com essa ferramenta você pode fazer uma espécie de “Big Brother” particular, ou “A fazenda”, se preferir. Aquela ideia de “O que meu artista está fazendo?”.
Achei interessante o que descobri acerca desse instrumento. Eu não sabia de bastante coisa. Agora, quando me perguntarem “para que serve o Twitter?”, vou dizer que depende do caso, pois para cada caso ele possui uma função diferente.
Se você quiser usá-lo como “Big Brother”, pode. Se quiser utilizá-lo como micro-blog, também pode (tô que nem aquela humorista do Zorra Total, hausahsua). Se optar por informar do seu dia-a-dia... PODE! Se quiser cobrir um evento e colocar uma espécie de microcobertura, também pode! (JJ)
P.S.: Não consegui esgotar esse assunto em só um post, mas já estou com água na boca de falar de mais coisinhas acerca do Twitter em outra postagem. Aguardem!
Por: Emerson Garcia

3 comentários :

  1. Oi
    Bom eu tenho twitter e verdadeiramente não sei para que servia. Eu escrevia coisas do meu dia a dia, como: "vou a escola", esse tipo de coisa.
    Amei a postagem! :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. O twitter é uma grande besteira! Mas tudo que não tem sentido acaba sendo mais legal, e você ainda pode bater um papinho com um monte de gente ao redor do mundo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. O twitter serve pra tudo e para nada...depende de quem vai usar!!

    Eu sou viciada hahahahah

    Por Samara Correia

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design